Joaçaba bate recorde em emissões de alvarás de construção, ampliação e regularização 3p314w

Melhorias no processo de análise dos processos estão entre as ações que contribuíram para o número 487235

Por Jhonatan Coppini 5y484u

31/01/2023 18h50 1w136w



Setor de engenharia do município de Joaçaba (Foto: Divulgação)

O município de Joaçaba registrou em 2022 um recorde nas emissões de alvarás de construção, ampliação e regularização desde que a Prefeitura começou a elaborar planilhas estatísticas sobre as emissões, em 2006. 4c406w

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira, dia 31, foram 103.742,64 metros quadrados de área construída aprovados pelo setor de engenharia do município, superando o recorde que era de 2010, com 98.296,76 m².

“Esses dados referem-se apenas aos projetos que foram aprovados, sendo que não entraram nessas estatísticas todos os processos que foram analisados e ficaram pendentes, muitas vezes mais do que uma vez, retornando às origens para as devidas correções”, lembra o chefe de Planejamento Urbano de Joaçaba, Ricardo Massignani.

Dados são planilhados desde 2006 (Foto: Divulgação)

“Esse resultado demonstra um considerável aumento na construção de grandes empreendimentos e que o ramo da construção civil está cada vez mais aquecido, trazendo oportunidades de desenvolvimento econômico para o município”, complementa.

Melhorias para que as análises dos processos sejam cada vez mais ágeis estão entre as ações que contribuíram ao recorde, na visão do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joaçaba, Jorge Dresch. Ele também cita a criação da Central de Processos, que tem o objetivo de conferir a documentação exigida no protocolo do projeto e enviá-la ao setor de engenharia.

“É uma ferramenta facilitadora de atendimento aos contribuintes. Com isso foi possível a triagem da documentação exigida e recusa de 50% dos projetos protocolados, onde por meio deste procedimento foi possível evitar ainda mais a morosidade da análise dos projetos”, conclui.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.