Ministro do STF determina bloqueio do aplicativo Telegram em todo Brasil yq5w

Decisão atende pedido da Polícia Federal, após disseminação de notícias falsas em diversos perfis 6n6zg

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

18/03/2022 15h55 17636a



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na tarde desta sexta-feira, dia 18, a suspensão do aplicativo de mensagens Telegram em todo Brasil. 1c394

A ordem foi encaminhada a plataformas digitais e provedores de internet, que devem adotar os mecanismos para inviabilizar a utilização do aplicativo. Segundo o g1, as empresas estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A decisão de Moraes atende a um pedido da Polícia Federal e ocorre após o Telegram não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas.

No pedido encaminhado ao Supremo, a Polícia Federal relata que o Telegram usa a "atitude não colaborativa" com autoridades "como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

Moraes estabeleceu ainda multa diária de R$ 100 mil para as empresas que não cumprirem a determinação de bloqueio do aplicativo. O STF não divulgou por quanto tempo será a proibição de funcionamento.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.