Chegada do verão aumenta aparecimento de animais peçonhentos 5r5y4n

Veja quais cuidados tomar e o que fazer caso se depare com cobras em casa 2a2yu

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

16/11/2021 13h24 8e4t



Com a chegada do verão e do calor, é cada vez mais comum encontrarmos animais peçonhentos, tanto na mata, quanto em nossas residências. y2zj

Cobras e aranhas, que em nossa região são mais comuns de se encontrar, acabam gerando perigo, tanto a humanos, quanto aos animais domésticos.

É nesta época do ano em que ocorrem mais acidentes com cobras, principalmente para quem opta por morar em chácaras ou residências próximos a matas. Também, como consequência do desmatamento, é ainda mais comum encontrarmos esses répteis dentro das cidades e em nosso quintal.

O biólogo Lidiorlan Bortolaz, de Ponte Serrada, explicou ao Oeste Mais que, com o calor da nova estação, os répteis se movimentam mais e se deslocam para outros lugares também à procura de comida.

“Como as cobras se alimentam dos filhotes das aves, elas vão procurar. Nas casas elas vão aparecendo porque na maioria das casas tem árvores, tem terreno, alguma vegetação, e isso é abrigo para elas”, diz o profissional.

Lidiorlan ressalta que as serpentes buscam abrigos na cidade, se escondendo em pinhas de lenha, nas vegetações ou embaixo de escombros, por exemplo.

“A gente acaba invadindo o ambiente delas, construindo nossas casas e, de alguma forma, às vezes, elas acabam usando esses ambientes compartilhados com os humanos”, comenta.

 Cuidados a serem tomados

Quando se deparam com serpentes na porta de casa ou no quintal, os moradores geralmente não sabem o que fazer. A principal recomendação que Lidiorlan dá à população é a de não matar os animais, por mais que apresentem perigo.

“Ele não está ali porque ele quer, ele está buscando o lugar dele. Mesmo trazendo risco, evitar contato próximo e o que se deve fazer é chamar os bombeiros para que façam o resgate e soltem o animal em uma área afastada para que possa se desenvolver”, orienta.

O Corpo de Bombeiros também orienta para isolar o cômodo onde forem encontradas as cobras, e manter distância, acionando a corporação para que seja feito o resgate em segurança e o animal seja devolvido ao seu habitat natural.

Em caso de picada destes animais peçonhentos, a recomendação é acionar o 193 para atendimento imediato.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.