No Oeste, governo de SC entrega ordem de serviço para maior obra de sistema de abastecimento de água do estado 10e11

Construção da macroadutora do Rio Chapecozinho vai receber investimento total de R$ 195,7 milhões 1a6v3i

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

04/12/2020 10h22 2q123w



Rio Chapecozinho, onde ocorrerá a captação (Foto: Divulgação)

Para resolver o problema de abastecimento de água em Chapecó e municípios vizinhos, especialmente em períodos de estiagem, o governador Carlos Moisés entregou, por intermédio da Casan, a ordem de serviço que autoriza o início da construção da macroadutora do Rio Chapecozinho. 44t46

O investimento total na obra será de R$ 195,7 milhões, com recursos do estado. É a maior obra de sistema de abastecimento de água em Santa Catarina. O ato ocorreu em Chapecó na tarde desta quinta-feira, dia 3, quando ainda foram anunciados investimentos para Infraestrutura, Saúde e Segurança Pública.

"É um investimento grandioso, que vai atender a região e olhar para as futuras gerações, para a saúde das pessoas. Essa obra dará qualidade de vida aos moradores. Sempre ouvimos que o Oeste estava esquecido, mas não será assim. E esse é o nosso propósito aqui neste dia”, ressaltou o governador.

Ordem de serviço foi assinada em solenidade em Chapecó (Foto: Divulgação)

A macroadutora beneficiará diretamente os cerca de 350 mil habitantes dos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Cordilheira Alta, transportando água bruta do Rio Chapecozinho por uma rede de 58 quilômetros de extensão. No trajeto, serão construídos reservatórios, estações de recalque (bombeamento) e de tratamento de água. A previsão de conclusão da obra é de três anos, quando o sistema estará apto a captar, tratar e distribuir 1,2 mil litros de água por segundo.

A Casan vem trabalhando no projeto desde o início da década, quando contratou empresa especializada para avaliar as melhores alternativas de captação, transporte, tratamento e distribuição de água. Para dar e técnico ao empreendimento, um estudo de concepção avaliou variáveis, nas quais a distância e o desnível dos mananciais foram determinantes na comparação de custos de implantação e operação, definindo a melhor alternativa entre os rios Uruguai, Irani, Chapecó e Chapecozinho.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.