Regras não ditas: o que falar (ou não) no trabalho 1n2033


Por Cris Salvi 3o5n61

06/05/2025 21h26 3w4912



E se alguém der uma cochilada durante a reunião online no trabalho? Você se lembra que a nossa coluna da semana anterior encerrou com esta pergunta? Pois bem, vamos tratar hoje sobre o assunto. Local de trabalho sempre gera algumas dúvidas e deixa as pessoas um tanto preocupadas sobre o que pode ou não falar. 6y2ga

A maior polêmica de todas: falar sobre assunto pessoais. A regra é nunca falar sobre sua vida pessoal no trabalho. A não ser que alguém pergunte. Mas, mesmo assim, isso não dá para a pessoa o direito de saber sobre tudo da sua vida.

Você é quem sabe até onde as pessoas devem ou não saber sobre o seu dia-a-dia. Caso você não se sinta a vontade em falar sobre algo mais pessoal, apenas mude de assunto, deixando claro que você não quer falar.

Política, religião e time de futebol já sabemos que não são assuntos que devem ser abordados em local de trabalho, em rodas de amigos, festas, enfim. É muito delicado, pois cada pessoa tem as suas escolhas, mas não são elas que determinam se vocês devem continuar sendo amigos ou não. Você pode até fazer uma brincadeira, se a outra pessoa te deu liberdade para isso. Caso contrário, se você perceber que o clima está ficando pesado, mude de assunto.



E se vocês estão em uma reunião online com outra equipe ou com algum cliente que não pôde estar presente e seu colega começar a cochilar? Avise-o imediatamente. Não tem problema nos sentirmos cansados vez ou outra. Neste caso, o ideal é a pessoa levantar, tomar uma água, um café. Não precisa nem avisar o que irá fazer, mas movimente-se um pouco. Isso é mais elegante do que dormir sentado rsrs.

Por fim, mas não menos importante, respeite o local de trabalho, principalmente se você divide com mais pessoas. A sua liberdade e o seu espaço terminam quando começa o do outro. Sendo assim, faça tudo de uma forma que não vá bagunçar o ambiente de trabalho, mas sim, para que ele seja o mais harmonioso e tranquilo possível.

Ficou com dúvida sobre algo mais sobre esse assunto? Envie uma mensagem no direct do Instagram @soucrisalvi.

Cris Salvi 6w5wj

@cristiane_brindisi - Jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.