Nos últimos dias o ChatGPT despontou como um dos assuntos mais falados nas redes sociais por causa de sua nova funcionalidade: a geração de imagens por meio de comando escrito, os prompts. Essa novidade caiu tanto no gosto do público que fez inclusive o GPT "cair" também. O principal uso das pessoas foi criar imagens reais em formato de ilustrações. 701h23
Leia também: Saiba como criar imagens no estilo Studio Ghibli com a inteligência artificial
Para quem desconhece sobre o assunto, o GPT é um chatbot que usa inteligência artificial para simular conversas com humanos. Ele foi desenvolvido pela OpenAI, um laboratório de pesquisas dos Estados Unidos. As proporções que essa plataforma tem tomado são diversas e cada dia mais presentes, apesar do número ainda baixo de empresas que aderiram ao uso de IA em seu dia a dia.
Que dá para fazer ilustrações com imagens reais do seu almoço de domingo com a família, isso agora você sabe. Mas, você sabia que ele pode ser também uma ferramenta poderosa para oferecer agilidade para a sua rotina corrida? Vamos aos tópicos.
Uso 1: Análise do que seus clientes estão sentindo
Sabe aqueles comentários que os clientes estão deixando em suas postagens nas redes sociais, às vezes elogiando outras vezes reclamando? Então, que tal fazer um compilado desses comentários por meio de prints e "jogar" na conversa com o ChatGPT? Peça a ele para avaliar o sentimento geral dos seus clientes e como você pode melhorar sua atuação com os clientes nas redes sociais para engajar e também mitigar possíveis problemas.
Se você quer ir mais longe, peça ao GPT quantificar a quantidade de cada tipo de comentário (positivo ou negativo) e solicite que ele gere um gráfico. Dados visíveis vão te ajudar e muito nas tomadas de decisões.
Uso 2: Crie receitas com o que tem
Sabe aqueles ingredientes que você tem em casa e não sabe exatamente o que fazer com eles na cozinha? Liste todos eles para o ChatGPT e peça que ele traga sugestões de receitas fáceis e práticas. Depois de colocar a mão na massa e preparar os pratos, na versão paga, você pode enviar a foto para ele e pedir para ele dar um nome criativo ao seu mais novo prato. De assistente de escrita a chefe de cozinha, a versatilidade da ferramenta é gigante.
Uso 3: Estudo de outras línguas
O ChatGPT, além da opção de gravar um áudio (que depois é transcrito), funciona normalmente por comando de texto. O segredo está em saber pedir o que se quer. Caso você esteja estudando outra língua, que tal trocar uma ideia com o GPT? Ele pode te ajudar a aperfeiçoar seu conhecimento.
Um exemplo de comando (prompt) é o seguinte: "Oi Chat, estou estudando inglês nível básico e preciso de ajuda para estudar essa nova língua. Traga uma lista de frases básicas que eu posso usar no dia a dia, considerando que não tenho um vocabulário avançado ainda." A lista não será pequena, isso eu posso garantir. Fiz o teste aqui e pedi a ele se tem indicações de sites para que eu possa ouvir as pronúncias.
O resultado foi esse:
Espero ter contribuído com dicas que, se bem usadas, ajudarão e muito na sua vida e seus negócios. Desejo ótimos testes no ChatGPT.
Empreendedora, publicitária e especialista em marketing e comunicação. Há mais de uma década, uma verdadeira entusiasta sobre esses assuntos. Insta @helendjung
Como tomar um café da manhã todo dia com seu potencial cliente?