Ano novo, regras antigas 43606y


Por Cris Salvi 3o5n61

04/03/2025 17h24 401b4k



Sim, voltei! Para a minha alegria, vamos continuar, neste ano, com as colunas aqui no Portal Oeste Mais. Fico feliz em poder compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês. 6q1l

Por isso, hoje vou falar sobre a importância de ensinarmos aos nossos filhos algumas regras de etiqueta. Entre elas está a gentileza com os colegas. Sei que muitas pessoas irão dizer, “Ah, mas eles são apenas crianças”. Lembre-se de que, se eles forem ensinados desde pequenos a respeitar o espaço do colega, eles já irão crescer com esse hábito de saber até onde ele pode ir.

Além disso, eles precisam entender que cada um tem um gosto, uma escolha, e que alguns irão preferir Matemática, outros, Língua Portuguesa, e outros ainda, irão preferir Educação Física. E tudo bem. O mundo é feito de pessoas e cada uma tem direito a fazer as suas escolhas.

Além disso, desde pequenos, eles precisam aprender que na escola também existem regras que precisam ser seguidas. E não é que seja chato seguir regras.

As crianças devem entender que as regras precisam existir para o bom andamento do ambiente escolar. Cumprir horários, não atrasar para o início da aula, não esquecer materiais em casa ou deixar de entregar algum trabalho. E, muito importante também, respeitar professores e todas as pessoas que trabalham na escola porque delas depende o bom andamento do ano letivo.

Enfim, quanto mais cedo as crianças aprenderem sobre a boa convivência em sociedade, mais rápido irão entender a importância do respeito e da gratidão. E isso irá com eles para o resto da vida.

Cris Salvi 6w5wj

@cristiane_brindisi - Jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.