Hoje, 31.10.24, foi a data escolhida pelo grupo Ultra, detentora das marcas Ipiranga e Ultragaz, para reviver no Brasil uma marca muito conhecida e presente nas lembranças do povo brasileiro: a marca de postos Texaco. A cidade contemplada com a primeira unidade de postos dessa marca, após retorno ao Brasil, foi Palhoça (SC). E agora você deve estar se perguntando: afinal, o que aconteceu com a Texaco que há uns anos vivia abastecendo o tanque do meu carro e “do nada” desapareceu? b1r1r
A resposta não é muito misteriosa, no entanto, foi muito positiva para os postos amarelinhos que todo mundo conhece. Em 2008, pelo valor de R$ 1,16 bilhão (equivalentes a R$ 2,8 bilhões em valores atuais), a Ultrapar Participações - dona da Ipiranga - adquiriu cerca de 2 mil postos da marca.
Agora você entende o motivo pelo qual “do nada” também, houve o surgimento pulverizado de postos Ipiranga. Considerando o volume de postos vendidos pela Texaco, faz sentido o tão conhecido bordão de publicidade “Pergunta lá no Posto Ipiranga”. Com essa notícia fico curiosa se logo mais cruzarei na estrada por um posto Texaco, tão conhecido por mim e por minha bicicleta de infância - que insistia em ter os pneus esvaziados de maneira exagerada.
Trocando de saco para mala, ou melhor, de postos para gastronomia, outra notícia interessante que movimentou os ânimos dos apaixonados por Masterchef foi o anúncio da jornalista e apresentadora do programa Ana Paula Padrão, que após 10 anos não renovará o contrato com a emissora de televisão Band para 2025.
Esses movimentos de profissionais que são “a cara” do programa mexem com a internet, ampliam as curiosidades sobre os próximos rumos do “reality” e colocam - inclusive - o nome do programa nas trends do momento. Ana Paula que agora segue com uma carreira voltada para educação de executivas, deixou um legado de muito maestria em comunicação, manejo da fala e interação com público, jurados e participantes.
O que aprendemos com essas duas distintas notícias? Que se renovar sempre é preciso no mundo do marketing, seja ficando fora de um País por alguns bons anos e retornando com a mesma marca, porém repaginada e moderna, como no caso da Texaco… ou mudando de ramo de atuação sem perder a essência e experiência conquistada por anos, como no caso da Ana.
Agradeço pela leitura, até logo.
Empreendedora, publicitária e especialista em marketing e comunicação. Há mais de uma década, uma verdadeira entusiasta sobre esses assuntos. Insta @helendjung
Como tomar um café da manhã todo dia com seu potencial cliente?