E agora, posso falar saúde? 4n2e3q


Por Cris Salvi 3o5n61

17/09/2024 20h55 3v5x58



Fui perguntada, essa semana, sobre algo que muitas pessoas têm dúvidas: 5m4s14

“Cris, eu posso falar saúde? É falta de etiqueta?”

Depende da situação!

Mas, antes de tudo, deixa eu explicar algo bem importante. As regras de etiqueta não são “chatas”, “antiquadas”, ou “sem necessidade”. As regras de etiqueta são pequenas convenções para a boa convivência entre as pessoas. É simples. Qualquer lugar que você frequenta, mesmo dentro da sua casa, existem regras e padrões que precisamos seguir, para o bem-estar de todos que estão ali.

Na igreja é assim, na escola, nos hospitais, empresas, comércios, restaurantes. Enfim, todos estipulam normas de convivência.

Sabemos que nem todas as pessoas seguem, mas deveriam, pois é através destes cuidados entre as pessoas, que iremos conviver da melhor maneira. É a mesma situação quando você está debatendo algo com alguém. Cada um tem o seu ponto de vista. Você pode até argumentar para tentar mudar a opinião do outro. Mas, se mesmo ouvindo todos os seus argumentos, a pessoa não mudar de opinião, só resta a você respeitar e mudar a conversa para outro assunto.

Então, quando falamos sobre a palavra “saúde”, existem duas situações bem importantes. A primeira é, quando uma pessoa espirra ao seu lado, por exemplo, você pode sim dizer “saúde”, é educado.

Para os homens, se for uma mulher quem espirrou, é de bom tom oferecer um lencinho de papel. É por isso que, antigamente, os homens usavam lenços no bolso da camisa ou paletó. Para ser cavalheiro e oferecer a uma mulher, caso ela precisasse. Para as pessoas que estão com rinite, resfriado, ou gripe, muitos cuidados são necessários, que eu ensino no meu curso de Etiqueta Social, mas entre eles, está espirrar em um lenço ou no braço, nunca nas mãos ou no ar.

A segunda situação, é quando estamos fazendo um brinde, em uma comemoração especial, e levamos as taças para brindar. A gente pode, também nessa ocasião, falar “saúde”, entre outras palavras de boa sorte e desejos de sucesso. Neste caso, existe uma maneira correta, dentro das Regras de Etiqueta, para fazer o brinde com as taças. Mas isso já é assunto apenas para quem faz o Curso de Etiqueta da Brindisi!

Cris Salvi 6w5wj

@cristiane_brindisi - Jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.