O ensinamento mais importante sobre Palestras: Quanto mais você praticar, melhor. É como dirigir um carro. Quanto mais você dirige, melhores ficam seus reflexos, mais atento você fica ao trânsito e mais seguro para estar nas rodovias você se torna. 571c6o
Falar em público, para muitos, é um desafio imenso. Grande parte das pessoas pensa que jamais conseguirá pisar em um palco. Mas vou escrever, hoje, sobre experiência própria. Só eu sei quão envergonhada eu já fui. Ainda sou tímida para falar em público, confesso. Mas já melhorei muito e boa parte dessa evolução eu devo, é claro, à Etiqueta.
Quando aprendemos algumas regras de como nos portar em público, de como falarmos com as pessoas de maneira confiante e elegante, falar para um grupo maior de pessoas fica mais fácil. Porque a Etiqueta me ensinou que eu posso estar aonde eu quiser, desde que esteja preparada para isso.
Estar com o conteúdo na ponta da língua também auxilia, e muito, para que você se sinta mais confiante no momento de falar. Porque, se você tem domínio sobre o assunto, está vestido adequadamente para a ocasião e sabe que disso depende o seu sucesso, você consegue ir muito além do que imagina.
Eu também já fui professora, já trabalhei em rádio, funções que a gente precisa falar muito e atrair a atenção das pessoas. Essa bagagem também me ajuda porque eu já ei pela experiência de ensinar, de falar para salas cheias de alunos, e me senti sempre muito bem, realizando uma atividade que me deixava muito feliz e realizada.
Por isso, se você quer estar nesse mundo de palestras, pense nesses detalhes e não espere para começar amanhã. Porque o mundo dos Palcos é de quem está lá em cima, pronto para transmitir conhecimento e gerar muitas conexões!
@cristiane_brindisi - Jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo.