Frio intenso, geada ampla e chance de neve marcam última semana de maio 3e4e1e

Santa Catarina pode registrar a primeira neve de 2025 com chegada de massa de ar frio. 5e3n4f

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

26/05/2025 08h15 4g5y6t



A última semana de maio promete mudanças significativas no tempo em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil monitora com atenção a atuação de uma frente fria que avança sobre o território catarinense entre esta terça-feira, dia 27, e a tarde de quarta-feira, dia 28, provocando instabilidade e aumentando o risco de temporais, principalmente nas regiões do Grande Oeste. 6i2s29

Com o afastamento desse sistema, uma intensa massa de ar seco e frio avança sobre o Sul do Brasil, derrubando drasticamente as temperaturas em todo o estado. A partir da noite de quarta-feira, os termômetros devem registrar frio intenso, com sensação térmica ainda mais baixa no Litoral, onde o vento sopra com rajadas entre 50 e 70 km/h.

De acordo com os modelos meteorológicos, as temperaturas mínimas devem ficar bem abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas, especialmente nos Planaltos e no Meio-Oeste. Nessas regiões, as condições atmosféricas – que incluem frio intenso e umidade disponível – são favoráveis à ocorrência de chuva invernal e até mesmo neve. A maior chance para o fenômeno ocorre na quinta-feira, dia 29, mas como o evento é de difícil previsão, a Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os próximos boletins meteorológicos.

Previsão para os próximos dias

O frio intenso deve persistir até pelo menos o domingo, dia 1º. Entre as noites e manhãs, as temperaturas mínimas permanecem bastante baixas em todo o estado. No Extremo-Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana, os termômetros devem marcar entre 0°C e 5°C. Já no Litoral, as mínimas variam entre 5°C e 10°C. Mesmo com a diminuição das chuvas e o retorno do sol, as tardes seguem frias, com máximas que não ultraam os 20°C.

Durante esse período, há condições favoráveis para a formação de geada ampla, inclusive em áreas litorâneas. No interior, a previsão é de geada forte, com possibilidade de congelamento de pistas e tubulações nas regiões mais altas do estado.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.