Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre cuidados com animais durante o calor intenso em SC 621l12

Evitar eios e oferecer água fresca estão entre as dicas da Semae; confira. 4m5l3v

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

11/02/2025 17h51 4cl31



A Diretoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) emitiu um alerta nesta terça-feira, dia 11, sobre a necessidade de cuidados especiais com os animais, durante os próximos dias, devido ao calor intenso que deve afetar Santa Catarina.  6b3qn

As altas temperaturas podem ser prejudiciais não só para animais de rua, mas também para os pets que vivem em ambientes domésticos.

“O calor excessivo pode causar desidratação, exaustão e até mesmo o golpe de calor, condição potencialmente fatal, especialmente para animais em situação de rua, que não têm o fácil a água fresca ou abrigo adequado. Os animais, por sua vez, também estão vulneráveis, especialmente aqueles que vivem em ambientes sem ventilação adequada, como carros estacionados ou espaços muito quentes”, reforça a diretora de Bem-estar animal da Semae, Fabricia Costa.

Entre as recomendações da Secretaria estão:

- Fornecer água fresca e limpa em intervalos regulares para animais de rua e pets;

- Evitar eios durante os horários mais quentes do dia, como entre 10h e 16h, para prevenir o superaquecimento;

- Garantir sombra e ventilação adequada para os animais de estimação, principalmente os de raças braquicefálicas (como bulldogs e pugs), que têm mais dificuldade em regular a temperatura corporal;

- Nunca deixar um animal dentro de um carro fechado, mesmo que por pouco tempo.

A Semae reforça a importância de pequenos gestos da população, como oferecer água a animais em situação de rua, que podem ser vitais para o bem-estar deles. Além disso, ao perceber qualquer sinal de sofrimento, como ofegação excessiva, fraqueza ou desorientação, o responsável pelo animal deve buscar atendimento veterinário imediato.

Além disso, em situações de maus-tratos, como animais em sacadas, acorrentados ou presos dentro de veículos a Polícia Militar deve ser acionada com urgência pelo 190.

A Secretaria também destaca que o cuidado com os animais é uma responsabilidade coletiva, e que atitudes simples podem contribuir para um verão mais seguro e confortável para os amigos de quatro patas.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.