Nevoeiros densos transformam a paisagem e prejudicam voos em SC gr4b

Aeroportos de Florianópolis e Navegantes chegaram a ser fechados para pousos e decolagens por conta da presença do fenômeno. 2c453k

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

24/07/2024 21h10 6t3b3f



O Litoral catarinense registrou a formação de nevoeiros densos nesta quarta-feira, dia 24, chegando até a cancelar voos em Florianópolis e Navegantes. 5y391x

A equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina explica que, o nevoeiro, nada mais é do que uma nuvem que se forma próxima ao solo. Em Santa Catarina, dois tipos principais de nevoeiro são mais comuns: o nevoeiro de radiação e o marítimo.

“O nevoeiro de radiação é um espetáculo típico das madrugadas de inverno. Imagine uma noite de céu limpo e estrelado. Durante essas noites, a superfície terrestre perde calor rapidamente por irradiação, esfriando consideravelmente. Este resfriamento faz com que o vapor d’água presente no ar se condense em pequenas gotículas, formando uma camada densa de nevoeiro”, afirma o meteorologista Felipe Theodorovitz da Defesa Civil.

Nevoeiro chegou a cancelar voos em SC (Fotos: Eduardo Valente)

A imprevisibilidade da duração desses nevoeiros adiciona uma camada extra de curiosidade, devido às mudanças que ocorrem rapidamente, na paisagem, deixando o espetáculo ainda mais imprevisível. Mas a beleza e a imprevisibilidade do nevoeiro vêm acompanhada de desafios. A visibilidade reduzida exige atenção redobrada de motoristas, navegadores e pilotos. 

Os aeroportos de Florianópolis e Navegantes chegaram a ser fechados para pousos e decolagens por conta da presença do fenômeno, nesta quarta-feira, dia 24. De acordo com o g1, na Capital, seis voos sofreram atrasados e três foram cancelados. Às 8h15, a operação voltou ao normal. Em Navegantes, cinco voos foram cancelados e dois atrasados. Perto das 11h, o local reabriu.

A recomendação da Defesa Civil é que os motoristas reduzam a velocidade e utilizem faróis baixos durante os trajetos. E para quem navega, a orientação é usar instrumentos de navegação com precisão e, se possível, evitar sair ao mar até que a névoa se dissipe.






COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.