Crianças são resgatadas com embarcação inflável após alagamentos no Vale do Itajaí 392a20

Em Blumenau, Defesa Civil monitora maior elevação do rio, que chega a 29 cm por hora. 3a315

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

19/05/2024 11h06 113rn



Alagamentos e enxurradas foram registrados em diferentes cidades do Vale do Itajaí (Fotos: Corpo de Bombeiros/Redes Sociais)

Cinco crianças e dois adultos da mesma família foram resgatados com bote inflável após as fortes chuvas que atingem Santa Catarina alagarem áreas do município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí. e4940

Leia tambémHomem é arrastado por correnteza após veículo cair em rio em SC

Por volta das 12h30 deste sábado, dia 18, as equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para resgate de pessoas que estavam ilhadas em uma residência.

A equipe retirou os moradores com a embarcação inflável e deixou as vítimas em local seguro. Foi solicitado, ainda, o apoio da Defesa Civil do município, a qual encaminhou ao local agentes para se necessário abrigar os moradores.

Fortes chuvas

Outros municípios do Vale do Itajaí também registraram alagamentos e enxurradas. Em Trombudo Central, um motorista tentou ar em uma área alagada e acabou sendo arrastado pela correnteza.

O condutor, de 59 anos, conseguiu sair do veículo, porém também foi arrastado pela água. Em buscas, os socorristas encontraram a vítima nas margens do rio, cerca de 100 metros do local em que foi arrastado. Ele foi atendido pela equipe e conduzido ao hospital para avaliação médica.

Nos municípios de Brusque e Presidente Getúlio também houve registro de alagamentos em áreas distintas das cidades.

Elevação de rios

De acordo com a Defesa Civil, as bacias hidrográficas dos rios Itajaí e Tijucas apresentam elevação mais lenta se comparado a tarde e noite do sábado. O ponto monitorado onde o nível do rio apresenta maior elevação neste momento é no município de Blumenau, em torno de 29 cm por hora.

Na região do Alto e Médio Vale do Itajaí estão concentrados os principais pontos de emergência, como Rio do Sul, Ituporanga e Laurentino. Já nos municípios de São João Batista e Nova Trento, a bacia do rio Tijucas segue em elevação mais lenta.

A tendência para as próximas horas, devido a redução das chuvas, é que o rio nestas localidades atinja seu pico e entre em estabilidade. 






COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.