Um barracão que atendia como estábulo para abrigar vacas de leite, na Linha Papuã II, no interior de Abelardo Luz, foi destruído por ventos fortes na manhã desta quinta-feira, dia 21. 185u5b
De acordo com a Defesa Civil, o local abrigava 51 cabeças de gado, sendo que 12 delas ficaram feridas e uma morreu devido aos ferimentos.
O órgão informou que o fenômeno que atingiu o município foi uma “frente de rajada” causada pela agem de uma linha de instabilidade associada a uma frente fria. Além do pavilhão, os ventos provocaram destelhamentos e queda de árvores.
Nesta quarta-feira, dia 20, uma microexplosão causou danos no interior do município. O forte temporal derrubou árvores de grande porte na propriedade localizada na Linha Santo Antônio, e danificou completamente um aviário. Câmeras de segurança internas registraram o momento da agem do fenômeno no local.
Danos na região
O temporal desta quinta-feira também causou estragos em outros municípios da região Oeste.
De acordo com a última atualização da Defesa Civil da Regional de Xanxerê, 11 edificações e cerca de 22 pessoas foram afetadas de forma direta em Abelardo Luz, Ouro Verde, Ipuaçu, Xanxerê e Xaxim.
Também houve registro de queda de árvores nos municípios de Abelardo Luz, Galvão, Ipuaçu, São Domingos e Xanxerê.
Em Chapecó, segundo a Defesa Civil, árvores de grande porte caíram em cima de veículos e casas também ficaram destelhadas. A estrutura da sacada de um prédio também apresentou danos e precisou ser isolada por risco de queda.
Cerca de 9245 unidades ficaram sem energia elétrica em Abelardo Luz, Coronel Martins, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, os Maia, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo