Chuva já afetou mais da metade dos municípios de SC, aponta Defesa Civil 6d6lc

Com previsão de mais chuva, estado tem 143 cidades em situação de emergência e 3 em calamidade pública 685i3t

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

19/10/2023 12h35 z4d34



Chuva continua nesta quinta-feira em SC (Foto: Marco Favero/Secom)

O mais recente boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, divulgado nesta quinta-feira, dia 19, aponta que 161 municípios do estado já registraram ocorrências relacionadas às chuvas desde o começo do mês. São 143 cidades estão em situação de emergência. Rio do Sul, Taió e Rio do Oeste decretaram calamidade pública. O governo catarinense já enviou 92.402 itens de assistência humanitária para 27 municípios. 422t12

O número de desabrigados por conta das chuvas em Santa Catarina também aumentou: atualmente está em 30.846 pessoas. Ainda conforme o boletim da Defesa Civil, 49 municípios abriram abrigos, totalizando 132 abrigos em todo o estado.

+ VÍDEO: os Maia e Vargeão sofrem alagamento e interdição de estradas

+ Defesa Civil alerta para riscos de deslizamentos em todas as regiões de SC

VÍDEO: Chuva alaga ruas e invade moradias, comércios e veículos em Xanxerê

Previsão de mais chuva

A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu um aviso meteorológico para temporais com chuva intensa e persistente para esta quinta-feira e madrugada desta sexta-feira, dia 20. De acordo com a equipe de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, a chuva ocorre de forma contínua da região Oeste ao Centro do estado.

Já a partir da tarde de hoje até a madrugada de sexta, a previsão é de chuva mais intensa e acompanhada por temporais, com raios, rajadas de vento e granizo, devido ao fluxo de calor e umidade da região amazônica e a formação de sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera.



Os acumulados variam de 60 a 80 milímetros, com pontuais ainda mais altos nas áreas em laranja do mapa. Nas áreas em amarelo, entre 30 e 50mm, e nas áreas em verde, de 15 a 20mm. O órgão ainda alerta para o alto risco de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, enxurradas e deslizamentos nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.