A Defesa Civil de Santa Catarina informou na tarde desta terça-feira, dia 11, que o município de Herval d’Oeste foi atingido por uma “supercélula” durante a manhã. O fenômeno foi registrado por volta das 7 horas e ocasionou ventos intensos, arrancando árvores pela raiz e causando o desabamento de um galpão. 5i2z6e
Uma supercélula é um tipo de tempestade caracterizada pela presença de uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem. Elas podem ocasionar chuvas fortes, descargas elétricas e rajadas de vento. O mais perigoso é quando ocorre a formação de tornados, que causam muitos danos por onde am.
FOTOS: Temporal deixa casas destelhadas e áreas sem energia elétrica no Oeste
Além de Herval d’Oeste, vários outros municípios da região registraram prejuízos causados pelo mau tempo. Conforme a Defesa Civil, houve fortes rajadas de vento e queda de granizo, com alagamentos, destelhamento de casas, quedas de árvores e postes de energia elétrica.
“O destaque fica para a cidade de Herval d’Oeste, mas outras cidades também registraram danos, são elas: Maravilha, Saudades, Piratuba, Cordilheira Alta, Nova Erechim e Pinhalzinho”, disse o órgão em uma nota oficial divulgada no final da tarde de hoje.
Ventos de 100 km/h
Ainda sobre o município de Herval d’Oeste, a Defesa Civil informou que os ventos estimados foram de aproximadamente 100 km/h.
“Nas fotografias retiradas pelo Coordenador Regional da Defesa Civil de Joaçaba, é possível identificar um padrão de destruição que indica a ocorrência de uma microexplosão. O galpão colapsou com a força dos ventos descendentes e as árvores foram derrubadas em um único sentido. Também não houveram sinais de objetos retorcidos que poderia caracterizar a ocorrência de tornado”, destacou a Defesa Civil de Santa Catarina.
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo