A Defesa Civil confirmou a ocorrência de uma microexplosão após a forte tempestade que atingiu o município de Xanxerê, no Oeste catarinense, na tarde desta terça-feira, dia 17. A confirmação do fenômeno ocorreu após análises do Radar Meteorológico de Chapecó e os danos causados no local. 6g648
Fortes ventos de aproximadamente 40 km/h arrancaram a cobertura de um barracão de uma empresa do ramo agrícola. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para os levantamentos no local.
► VÍDEO: Imagens aéreas mostram empresa que teve cobertura arrancada pelo vento em Xanxerê
No momento do incidente, funcionários estavam trabalhando na unidade, mas apesar do susto e dos danos materiais, ninguém se machucou. Segundo o órgão, em apenas 15 minutos foram registrados cerca de 60 milímetros de chuva.
Fenômeno
Conforme a Defesa Civil, a microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue ar o volume de água em seu interior e toda essa água cai de uma vez, causando forte corrente de vento para baixo, da nuvem em direção ao solo, que se concentra em uma pequena área.
Ruas alagadas
O rio que corta o município de Xanxerê também saiu da calha e alagou algumas ruas da cidade em razão da forte chuva.
A Defesa Civil também informou que foram entregues quase 500 metros de lona a quatro residências. Os levantamentos completos dos prejuízos ainda estão sendo realizados.
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo
Bets acumulam queixas como atraso em prêmios e publicidade enganosa