Um eclipse lunar total está previsto para acontecer entre a noite deste domingo, dia 20, e a madrugada de segunda-feira, dia 21, quando a Lua ará pela sombra da Terra, ficando totalmente com sua face obscurecida, visível, mas com uma sobra. 2ha5k
O eclipse vai ocorrer gradualmente. A Lua vai interceptar primeiro uma parte mais difusa da sombra projetada pela Terra no espaço, a chamada penumbra. Nesse estágio, principalmente no início, mal se consegue perceber que ela está obscurecida. Depois dessa fase, conhecida como penumbral, a Lua se encaminha para a parte central e mais escura da sombra, chamada umbra. É nela que o eclipse propriamente dito fica evidente.
Conforme a Lua mergulha na umbra, além de ficar escurecida, ela vai ficando alaranjada também. Isso porque os raios solares que atingem a Terra atravessam sua atmosfera sem serem bloqueados. Durante essa agem, entretanto, a luz acaba sendo espalhada e absorvida, em um efeito equivalente a uma filtragem.
A luz que emerge é mais avermelhada e é justamente essa luz que atinge a Lua, deixando-a com essa cor. A iluminação da Lua pode variar de bem escura a um alaranjado intenso, quase vermelho. Além do efeito do espalhamento e absorção, a quantidade de partículas em suspensão na atmosfera influi na coloração da lua durante a fase de umbra. Se a Lua estiver muito escura, é sinal de que a atmosfera está com muitas partículas.
O eclipse começa oficialmente à 0h36 (horário de Brasília) da segunda-feira, quando a Lua começa a mergulhar na penumbra da Terra. O horário de cada fase está listado abaixo.
P1 – Início da fase de penumbra e início do eclipse: 00h36
U1 – Início da fase de umbra: 01h33
U2 – Lua totalmente na umbra: 02h41
Máximo do eclipse: 03h12
U3 – Lua começa a sair da umbra: 03h43
U4 – Fim da fase de umbra: 04h50
P4 – Fim do da fase de penumbra e fim do eclipse: 05h48
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo